segunda-feira, 11 de março de 2013


                                         Um cego


Eu paro no ponto de ônibus 20 min de espera, e vejo um cego sentado com um acordeon. Nesse tempo ele toca trechos de umas 30 músicas todas me trazem lembrança , todas da época do meu pai cada nota é tocada, perfeito.
Ele está ali para ganhar a vida por incrível que pareça , ele não pede apenas escuta o barulho da moeda caindo em sua urna , agradece e continua , maravilha....
Quantas musicas na memória e quanta perfeição.Ele toca brasileirinho e eu lembro da minha infância, eu imagino a cabeça daquele homem ,todo dia no mesmo lugar ele pergunta se está em tal ponto e senta bota ,várias coisas a sua volta com a palma da mão, de vez em quando descança e poe com cuidado o acordeon no chao apalpa umas tres vezes nele para confirmar fica la o dia todo.... escuta o barulho de o ônibus chegar e para de tocar pois escuta as pessoas entrar e sabe que esta só novamente.
Eu entro no onibus sento e olho pela janela, a magia da percepcão ele apalpa a urna,

abre ela com cuidado passa o dedo nas moedas e eu presumo ele sabe o valor de cada uma, ele provavelmente ja deve ter sido roubado então ele levanta e em baixo do banco, com cuidado ele retira uma sacola com o dinheiro e conta com cuidado as moedas, com muita precisão e cuidado ele faz um nó, se assegura e poe de volta em baixo de seu banco , esta na hora de comer ele apalpa a esquerda esta sua bolsa com pão e mortadela ele come, e da um pouco aos pombos tudo por audição, percepção aguçada dos outros sentidos , o engraçado é que ele pega o café , poe a xícara em cima da urna com as duas mãos mede se a xicara para ter certeza de não cair com uma mão segura a xícara e a outra bota o café, ele poe o café e incrivelmente está na medida da xícara,ele sente que esvazia e guarda na sacola , e o onibus parte e vou embora .Me lembrando de Stevie Wonder ,cego fazendo músicas Mundo a fora e Beethoven que fez a 9 sinfonia surdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário