terça-feira, 11 de junho de 2013

---------------------------------HEURÍSTICA------George Pólya com seu livro "A arte de resolver problemas".

( Capacidade - arte ou ciencia do descobrimento)

- A capacidade heurística é uma característica humana que do lado positivo pode ser descrita como a arte de descobrir e inventar ou resolver problemas mediante a experiência (própria ou observada), somada à criatividade e ao pensamento lateral ou pensamento divergente. Como descrito acima, seja de forma deliberada ou não, heurísticas são procedimentos utilizados quando um problema a ser encarado é por demais complexo ou traz informações incompletas...
De forma inconsciente é praticada sem que muitas vezes os indivíduos se deem conta do processo. No geral, pode ser considerada como um atalho aos processos mentais, sendo assim uma medida que preserva e conserva energia e os recursos mentais. A heurística pode funcionar efetivamente na maioria das circunstâncias em que é aplicada conscientemente.
Do lado negativo, é um processo geralmente aplicado de forma automática, inconsciente e portanto sujeito a inúmeros vieses e padronização de erros. Um exemplo de atalho mental aplicado desta forma é o julgamento de um indivíduo com base no estereótipo do grupo ao qual pertence, o que em geral resulta em erros sistemáticos.
Por ser uma forma automática, é muito difícil mesmo para profissionais experientes, monitorá-la e às vezes até evitá-la (inclusive quando estão conscientes dela), dada à naturalidade com que, quando somos confrontados com questões de resolução difícil, perguntas e respostas heurísticas mais fáceis, vem à mente. Especialmente se associadas à outras heurísticas ao longo do tempo, como a do Afeto.

HEURÍSTICA DE JULGAMENTO - processos de julgamentos ou previsões parciais baseados em similaridade e enquadramento, muitas vezes sem se dar conta disso.

HEURÍSTICA DO AFETO; processo no qual as pessoas deixam que suas simpatias, antipatias e afinidades pessoais determinem suas crenças e ações.

HEURÍSTICA 3D - ou de ilusão de óptica; processo automático de substituição quando por ex. se interpreta um objeto bidimensional por um tridimensional.

HEURÍSTICA DE DISPONIBILIDADE - processo de julgar a frequência de dados segundo a facilidade com que similaridades vêm à mente, dada à limitada capacidade de manter concentração/atenção e empreender considerável esforço mental ao mesmo tempo.

HEURÍSTICA DE AVALIABILIDADE - processo no qual as tomadas de decisão são feitas e mudam conforme o quadro dado. Por ex. um julgamento ou tomada de decisão mediante avaliação conjunta dos elementos/fatores envolvidos tende a ser diferente de uma decisão tomada baseada numa avaliação isolada dos mesmos elementos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário