quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Por que os pássaros cantam?

Quem tem pássaros em casa ou moram perto de árvores sabe disso muito bem: passarinhos cantam o dia intero. Eles não param um segundo sequer.

Muita gente acha que é só porque eles são muito fofoqueiros e ficam tagarelando o tempo todo. Os pássaros são realmente muito tagarelas, mas fofoqueiros mesmo são os pombos que passam o dia inteiro na praça olhando a vida dos outros e comentando com o pombo do lado. Pombo-correio, então! Nem se fala! É o maior leva-e-traz!

Bom, voltando, não é só de bater papo que os pássaros vivem. A maior parte do tempo eles estão cantando mesmo. Então, por que os pássaros cantam?

Tudo começou há muitos anos atrás no meio da floresta. Os pássaros estavam por todos os lados, cantando para cima para baixo. Só que não são apenas os pássaros os bichos que cantam, muitos outros animais cantam também: os grilos, os sapos, os gatos, os cachorros, as girafas, as cigarras etc. São poucos os bichos que não cantam, na verdade.

Acontece que um dia uma cigarra reclamou com uma gralha que esta estava atrapalhando o canto daquela. É notório que o canto das gralhas não é dos melhores, mas ela ficou ofendida e disse que o canto de nenhum pássaro jamais poderia atrapalhar o canto dos outros animais já que os pássaros eram os melhores cantores da floresta.

Quando os outros bichos ouviram isso, ficaram todos revoltados e foi uma cantoria maluca, todos cantando e reclamando ao mesmo tempo. A floresta, que antes tinha vários sons muito lindos por todos os lados, agora era um barulho ensurdecedor só.

O senhor tartaruga, que não ligava muito para música, não agüentava mais aquela confusão e decidiu resolver a questão. Ele sugeriu um grande festival de música e que o melhor canto fosse decidido assim.

Os outros animais adoraram a idéia e decidiram que o próprio Senhor Tartaruga deveria ser o juiz da competição. A partir de esse momento até a data do festival, não se viu um só bicho pela floresta. Estavam todos recolhidos ensaiando suas performances para poderem ganhar o prêmio de melhor cantor.

Só o Senhor Tartaruga andava pela floresta, preocupado. Acontece que ninguém sabia mas o Senhor Tartaruga era meio surdo, ele escutava apenas um pouquinho do lado esquerdo. A verdade é que ele adorava o silêncio e a tranqüilidade de sua surdez e ficou super incomodado quando todos os animais começaram a fazer barulho. Mas agora, não sabia o que fazer como juiz da competição.

Depois de pensar bastante, o Senhor Tartaruga decidiu alterar o formato do festival. Ao invés de todo mundo cantar um de cada vez, cantariam de dois em dois, um de cada lado do palco, e quem ganhasse passaria para a fase seguinte. Dessa forma, o Senhor Tartaruga poderia escutar pelo menos o cantor da esquerda, ao invés de não escutar ninguém.

Quando começou o festival, os animais se espantaram com o novo formato, mas não o acharam ruim. Só que, com o passar dos desafios, a platéia começou a ficar muito espantada com os resultados. As cigarras perderam para as hienas, o coro gregoriano de sapos perdeu para o coro de porcos histéricos e o conjunto de elefantes trompetistas perdeu para os ornitorrincos harmônicos (que de harmônicos não tinham nada).

A final acabou sendo entre os pássaros e os gatos. Os felinos estavam cantando uma terrível serenata de amor agudíssima e tinham derrotado o grupo de cães uivadores na semifinal. Os caninos, que ainda estavam chateados com os gatos por conta da história dos rabos trocados, não aceitaram bem a derrota e resolveram ajudar os pássaros contra os gatos. Os cães descobriram que sempre quem ficava à esquerda do Senhor Tartaruga vencia o duelo foram contar para os pássaros. Só que o líder dos cães estava sentado longe do líder dos emplumados, então resolveu passar a mensagem por telefone sem fio. Aí já viu, né? A mensagem que chegou ao ouvido do líder dos pássaros foi completamente diferente.

Na hora do show, os pássaros rapidamente correram para escolher o lugar, só que, ao invés de ficarem à esquerda do Senhor Tartaruga, ficaram à esquerda do palco, à direita do juiz.

O que aconteceu foi que os gatos ganharam. Os pássaros, que estavam certos de que iam ganhar, ficaram completamente revoltados com resultado e o Senhor Tartaruga saiu de fininho para não ser incomodado, embora sob as vaias da platéia que, diga-se de passagem, ele nem escutava.

Inconformados com o resultado, os pássaros anunciaram que eles eram os verdadeiros campeões e foram aplaudidos pelo público. Os gatos não gostaram nada daquilo e se tornaram inimigos mortais dos pássaros, até hoje não podem ver um emplumado que atacam. De vergonha pelo que aconteceu, hoje em dia eles só cantam à noite e no telhado que é para não ter platéia. E os pássaros continuam cantando o tempo todo que é para provar para todo mundo que são os melhores – e para provocar os gatos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário