Ernst Cassirer
Foi um filósofo alemão de origem judaica que pertenceu a Escola deMarburg, liderada por Hermann Cohen (1842-1918), sendo seu mais destacado representante. Professor de Filosofia em Hamburgo, foi reitor desta universidade de 1930 até a subida de Adolf Hitler ao poder .Foi um dos mais importantes representantes da tradição neokantiana de Hamburgo. Desenvolveu uma filosofia da Cultura como uma teoria dos símbolos, baseada naFenomenologia do Conhecimento. Expandiu o campo da crítica kantiana a todas as formas da atividade humana. Para Cassirer as categorias pelas quais Kant pensa o fato científico, são um aspecto particular de formas simbólicas que revelam também o fato mítico, estético e social. Pode-se dizer que Cassirer transformou a Crítica da Razão Purade Kant em uma crítica da cultura. Realizou estudos em direito, literatura e filosofia germânica nas universidades de Berlim, Universidade de Leipzig e Heidelberg.
As contradições são o verdadeiro elemento da existência humana.
Ao negar e destruir a certeza objetiva do mundo exterior, o cético espera conduzir todos os pensamentos do Homem ao próprio Homem.
Se descrevemos as coisas físicas em termos de suas propriedades objetivas, somente o homem, pode ser descrito e definido em termos.
Vivemos mais tempo, mais em nossas dúvidas e medos, nossas ansiedades e esperanças para o futuro em nossas memórias.
Sua essência não está perdida ... Apenas adormecida , basta apenas acordá- la .
Nenhum comentário:
Postar um comentário